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sexta-feira, 11 de julho de 2014

Dicas para um backup com segurança

O que é Backup?

    Em informática, cópia de segurança (em inglês: backup). É a cópia de dados de um dispositivo de armazenamento a outro para que possam ser restaurados em caso da perda dos dados originais, o que pode envolver apagamentos acidentais ou corrupção de dados.

    Fazer o backup é apenas o primeiro passo. É preciso que os seus arquivos e informações pessoais importantes estejam disponíveis quando você precisar deles. Outro aspecto a ser considerado é sobre quais arquivos devemos fazer backup. A prioridade deve ser para aqueles que são insubstituíveis, como documentos, fotos , vídeos pessoais, planilhas, apresentações, etc. Arquivos como músicas, filmes e clipes musicais ficam em segundo plano, pois podem ser obtidos novamente pela internet. Aqui estão algumas sugestões para ajudá-lo a protegê-los:

backup    Dicas para um backup com segurança:

  • Guarde suas cópias em lugares variados, inclusive fora de sua casa ou de seu escritório.
  • Faça mais de uma cópia. Mantenha os backups em dois locais separados (outra pasta, disco, computador ou local físico), pois se ocorrer um desastre em uma área, você ainda possui a sua cópia secundária.
  • Mantenha o seu backup organizado. Periodicamente (especialmente se você estiver pagando por um serviço de armazenamento), apague arquivos antigos ou use um software de compactação para compactar as informações de forma que ocupem menos espaço.
  • Proteja suas informações com uma senha. Alguns formatos de mídia incluem proteção por senha. Considere esse recurso se precisar fazer backup de informações pessoais ou confidenciais. Anote a sua senha e guarde-a em um lugar seguro.
  • Não confie em pendrives ou disquetes para guardar seus backups. Esses dispositivos são inseguros e facilitam a ação de  vírus, furtos e perdas.
  • Quando for inevitável guardar cópias de arquivos importantes em notebooks, PDAs, pendrives, CDs, HDs externos ou qualquer outro dispositivo semelhante, proteja-os com senhas ou com ferramentas de criptografia. Assim, você dificulta o acesso às suas informações sigilosas em caso de roubo ou perda do equipamento;
  • Ao contratar serviços de empresas especializadas em backup, procure referências que atestam a qualidade de seus serviços e observe se a companhia garante onfidencialidade e disponibilidade;
  • Ao utilizar serviços de armazenamento de arquivos na internet, verifique as políticas de privacidade, disponibilidade e segurança do site. Não utilize serviços desconhecidos ou com poucas referências na internet;
  • Ao adquirir ferramentas de backup, prefira as que possuam meios de validar as cópias. Essa é uma forma de evitar, por exemplo, que cópias alteradas, danificadas ou geradas de forma incorreta sejam colocadas à disposição do usuário;
  • Seja organizado. Se você faz muitos backups, organize-os por data ou categoria. Assim, você acessará uma determinada cópia mais facilmente quando necessário;

    Fonte: http://blog.kaspersky.com.br/5-dicas-para-fazer-um-backup-perfeito/

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